terça-feira, 24 de agosto de 2010

O caminho da vitória de Abraão.



Depois destas coisas veio a Palavra de Deus a Abrão numa visão dizendo...



É assim que começa o capítulo 15 de Gênesis. Deus revelando o que aconteceu com Seu servo nestes dias e que serve para minha edificação e sua também.



De que coisas o Senhor estava falando aqui? Voltemos aos capítulos anteriores, vamos ver Abrão fazendo algumas coisas que certamente chamaram a atenção de Deus e atraíram o Seu favor:



1- Cap 12 – Deus chama Abrão a sair da casa de seus pais em Hur dos Caldeus e viajar em um projeto Dele.

2- Cap 13 – Abrão e Ló, seu sobrinho se separam, este escolhendo as Planícies do Jordão (Sodoma e Gomorra).



3- Na terra que Abrão fica Deus o conduz a fazer um ato profético – Cap 13.17, 18



4- Cap 14 – Abrão com 318 homens livra Ló das mãos do inimigo que o levou com todos os seus bens.



5- Recebe ministração do sacerdote Melquisedeque e dá o dízimo de tudo o que tem.



Depois destas coisas, Deus aparece em visão e fala com Abrão.



Ás vezes queremos respostas de Deus, queremos que Ele fale conosco, queremos algo urgente da parte de Deus e dizemos ao Senhor “não agüento mais Senhor!” Quantas vezes eu e você já dissemos isso ao Senhor, como se Ele não soubesse quando alguém não agüenta mesmo! Olhemos o caso de Abrão: casado com Sarai, a mulher que ele amava, mas não lhe dava filhos. Um homem que se tornou próspero, cresceu muito nesta terra, mas não tinha descendente. Naquele tempo ter um descendente era muito importante para a perpetuação de um nome! Abrão via seus contemporâneos sendo avôs e avós e ele ainda nem filhos tinha. Doía. Sarai chorava! Certamente! Qualquer mulher choraria! Se sentiria diferente, diminuída! Não tenhamos a ilusão de achar que Sarai era diferente, não, não era, somos iguais!



Mesmo assim, Deus após ter decidido abençoar Abrão lhe impôs algumas provas ainda. Antes de revelar Seu plano completo vieram provas. Vemos no capítulo 16, mesmo depois de todas essas coisas, Abrão ainda quis dar um jeitinho em seu problema!



Deus pediu coisas a Abrão:



1- Teve que deixar de lado seu problema, sua crise, e resgatar um povo, um amigo.



Às vezes estamos tão envolvidos em dores e provas que não fazemos mais nada. Nossos olhos estão voltados apenas para nosso problema. É muito comum isso, e até compreensível! Entendemos quando um amigo não pode nos ajudar em alguma situação porque estava mal, sofrendo por algum motivo, ou amargurado por algo que não conseguiu, mas foi exatamente isso que Deus usou para aprovar Abrão a fim de que ele recebesse sua bênção.



Ele teria que ser capaz de abrir mão de todas as suas necessidades, e se envolver num projeto que não era seu. Abrão teria que resgatar seu sobrinho Ló. Alguém que lá atrás o tinha abandonado. Preferido as Terras bonitas se Sodoma e Gomorra. Abrão poderia dizer “bem feito pra Ló, foi ser esperto escolhendo ir pra lá... agora que se vire, tenho meus problemas, não vou me envolver nisso!” Mas Deus estava olhando, Ele queria outra atitude de Abrão! Caberia a ele agir diferente!



Abrão pegou 318 homens dos seus servos foi lá e resgatou Ló, seus bens e seu povo. Parou pra resgatar um antigo amigo.



Você consegue entender isso? Deus quer que a gente esqueça de situações e vá resgatar Ló.



Ló foi embora com um propósito, todos que passaram pela tua vida e pela minha vida e não ficaram, foi porque havia um propósito para isso. O que aprenderam um com o outro será levado mais longe se estiverem separados, não acha? Ló precisava ir! Mas no momento que ele precisou, Abrão se levantou e foi resgatá-lo! O que fazemos quando alguém que foi embora precisa de nós? Imagina se estivermos atravessando lutas! Se as promessas não se cumprem e nosso coração está sem esperança? Como ir resgatar Ló? Como ser aprovado? Lembre-se: Deus não é como nós! Ele não entrega a vitória a quem não é aprovado! Se não passar na prova não leva a vitória, vai esperar mais um pouquinho até que a vitória chegue de fato!



Tem algum Ló pra você resgatar? Pare de olhar sua infertilidade e seu problema! Lute por um amigo, por um irmão, por alguém que Deus colocou em seu coração! Lute e cresça!







2- DEUS PROVOU O CARÁTER DE ABRÃO.



Após ter resgatado o povo de Sodoma, bem como os seus bens, Abrão passou por uma prova muito especial, uma prova de caráter. Deus antes de cumprir uma promessa tornando-a clara no coração do homem põe esse homem em uma prova que testa o seu caráter. Deus enviou a Abrão Matusalém, Seu sacerdote, este abençoou Abrão e ministrou sobre a vida dele. Deus queria ver qual seria a atitude de Abrão naquele momento. Qual tem sido nossa atitude diante da bênção de Deus sobre nós. Quando recebemos uma ministração, estamos debaixo da cobertura desta ministração, e o que fazemos com isso? Só vamos prosperar debaixo da unção que honramos! Li essa frase esses dias ao passar em frente a uma Igreja, e de fato, quando somos ministrados, Deus espera algo de nós! O que Abrão fez após ser ministrado? A Bíblia diz em Gn 14.20 que ele deu o dízimo de tudo.



Primeira coisa que eu começo a meditar aqui junto com você, é que ele não recebeu uma Palavra sobre oferta, nem foi constrangido a fazer isso, mas Deus mesmo o impulsionou, e ele deu ouvidos à voz de Deus. Deus queria ver a fidelidade de Abrão. Fidelidade financeira com Ele, nos 10% que não lhe pertencia. Somos uma geração que ainda rouba ao Senhor porque não entendeu que isso faz parte da prova de caráter que Ele espera de nós. Nesses dias meu pastor me falou sobre isso e vi claramente escamas caindo dos meus olhos e me mostrando que cada prova tem um porquê. Talvez você esteja passando exatamente pelo que Abrão passou, esperando promessas urgentes pra sua vida, por isso não se esqueça, certamente você está sendo provado por Deus para só então abençoar você.



Além disso, Deus quis provar Abrão ainda em seu caráter. O Rei de Sodoma chegou diante de Abrão naquele momento ali, após o mesmo ter dizimado ao Senhor e lhe ofereceu muitos bens: “Dá-me a mim as pessoas; e os bens toma-os para ti” Gn 14.21. Veja o que aconteceu! O Rei de Sodoma disse para Abrão ficar com todos os bens que outrora tinham sido saqueados pelo inimigo, o que lhe importava naquele momento eram as vidas que tinham sido salvas! Queria mostrar a gratidão com o homem que salvou o seu povo, mas Abrão estava atento! O que poderia estar errado? Ele não estaria roubando ninguém! Não estaria ferindo nenhum princípio de Deus, mas Deus conhecia o caráter de Abrão, estava preparando ele há anos, e estava esperando pra ver qual seria sua resposta. Abrão não aceitou a oferta daquele rei, e disse: “para que não digas eu enriqueci a Abrão”. Era aí que estava a grande questão! Abrão sabia que sua vida era para o louvor do Senhor, e que se ele aceitasse, estaria tirando a glória do Senhor pelas suas riquezas e entregando nas mãos de um homem. Deus quer que sejamos prósperos, mas não quer que conquistemos isso de qualquer maneira! Usando a força de nosso braço! Lembro certa ocasião da minha vida, que ganhava um salário bastante satisfatório, mas trabalhava todos os dias, o dia todo, lá dentro às vezes eu acreditava que era tão boa no que fazia, tão competente que estava prosperando... isso foi a minha ruína! Larguei tudo! Fechei meu negócio e fiz uma aliança com Deus e comigo mesma de nunca mais confiar na força de meu braço. Não quero que ninguém me diga um dia: “Ela prosperou porque trabalhava muito”! A glória tem que ser de Deus! É claro que temos que nos esforçar, trabalhar, etc, mas assim como Abrão temos que estar no caminho da dependência! É Deus quem nos levanta! É Ele quem nos sustenta e nos prospera! E essa prova de caráter, está no caminho da conquista da promessa, de todas as pessoas, assim como foi de Abrão.







3- DEPOIS DESTAS COISAS DEUS DÁ UMA VISÃO A ABRÃO







Interessante percebermos que Deus não atropela as coisas! Deus só começou a detalhar para Abrão os Seus propósitos mostrando a proximidade da realização, após o mesmo ter passado por muitas provas! Somos muitas vezes tentados a ter uma visão nossa da solução do problema, queremos encurtar o caminho até a vitória, até a promessa, nós não queremos esperar chegar o tempo em que depois “destas coisas” Deus vai mostrar o que Ele vai fazer e como vai fazer!



Abrão teve uma visão! Deus vai nos fazer ter contato com o sobrenatural! Essa manifestação que Deus fez na vida de Abrão, Ele fará na nossa vida, mas precisamos ter esse contato com o sobrenatural! Precisamos entender que o que vai acontecer é espiritual! Seja o que for que esperamos! Seja qual for a promessa, ela será desatada numa dimensão espiritual! É aí que precisamos entender e descansar em Deus enquanto somos provados. Porque aparecerão pessoas para nos mostrar uma solução melhor para o nosso problema! Surgirão pessoas, pessoas em quem confiamos, pessoas que amamos, para nos sugerir um outro caminho, diferente da visão de Deus! Veja o que aconteceu no capítulo 16.



Deus promete um filho a Abraão. Essa era a promessa! Deste filho surgiria uma nação! Mas Deus “estava demorando muito”, então Sara, procura seu marido e traz uma solução, ela sugere que Abrão tenha relação com sua serva Hagar e dela tenha um filho! Pronto! Pra que sofrer? Pra que ficar esperando mais? É o filho que está sendo esperado, então Sara resolveu providenciar este filho!



Quantas vezes nesse caminho de provas ficou tão difícil seguir que você perdeu as forças e desistiu? O pior é que geralmente nessas horas aparece “Sara” nos mostrando um caminho mais fácil e menos sofrido! Um caminho de menos exposição e menos sacrifício. Um caminho sem espera, um caminho mais fácil, e é tão difícil rejeitar este caminho! É tão difícil dizer não para “Sara” e continuar no lugar e na posição que Deus nos colocou! Abrão não conseguiu resistir! Ele cedeu à facilidade! A pergunta é: Ele teve a promessa cumprida? Sim. Nasceu um filho seu: Ismael. Mas, não era assim que Deus tinha planejado! O CAMINHO DE DEUS É SEMPRE O MAIS DIFÍCIL! Quando o povo ia atravessar o mar e sair do Egito, Deus escolheu para eles o caminho mais difícil “Ora, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não o conduziu pelo caminho da terra dos filisteus, se bem que fosse mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte para o Egito” Ex 13.17. Deus às vezes precisa nos fazer ir pelo caminho que aos nossos olhos é o mais difícil e até o mais impossível, mas é porque a Glória deve ser Dele, e não dos nossos esforços. Outro dia meu pastor me falou que eu sou um zero à esquerda, me falou isso com muita ousadia e eu naquele momento no decorrer daquela conversa entendi o que Deus me queria dizer! É do jeito Dele, como Ele quiser, se me sinto pequena, é isso mesmo, se me sinto incapaz, é assim mesmo, nada de achar que sabe, nada de pensar que pode, nada de tentar sozinha e parar no meio do caminho. Decidi! Não quero gerar Ismael, quero gerar Isaque. Quero o filho da promessa, não o filho da Egípcia. Egito é simbologia de velho homem, de pecado, de antes de conhecer a verdade... não quero agir como antes mais! Quero caminhar na direção desta revelação.



Temos que rejeitar a Visão de Sara, e esperar pela concretização da promessa de Deus! Abrão pagou um preço por ter feito uma escolha errada, e toda a humanidade pagou junto com ele. Nossas escolhas erradas trazem conseqüências maiores e de maiores proporções do que imaginamos!







4- DEUS INSTITUI A CIRCUNCISÃO



Quando Abrão completou 99 anos, ou seja, quando todas as possibilidades humanas estavam esgotadas, Deus aparece a Ele e propõe uma aliança, um pacto de sangue. Deus mudou o nome dele e de Sara, mudando o sentido de seus nomes e seus significados, simbolizando o início da fertilidade. Deus faz assim, novas alianças entre as mesmas pessoas!



Essa aliança seria com Abraão e com todos os seus descendentes e nascidos em sua casa (servos). A aliança que Deus quer fazer conosco e que dela vai surgir a promessa realizada, é uma aliança de grande alcance. Muitas pessoas serão tocadas, nossa família será envolvida nesta aliança, nossos servos, nosso povo...pra isso Deus precisa de uma pessoa, naquele tempo Abraão, hoje eu e você!







5- DEUS FAZ DE ABRAÃO UM INTERCESSOR



Os pecados de Sodoma e Gomorra chegaram diante de Deus e então, o Senhor decidiu destruir aquele povo! Mas Deus levanta Abrãao como intercessor pelo povo e por Ló! Ele teve ousadia de interceder! Interessante é que o relacionamento dele com Deus era tão íntimo que Deus disse a Abrãao o que pretendia fazer e a intercessão dele fez com que o Senhor poupasse a vida de Ló e sua família, menos sua mulher que olhou pra trás.



CONCLUSÃO



Depois destas coisas Deus abençoou Abraão e lhe deu o filho da promessa. Isaque nasceu quando ele tinha 100 anos de idade! A promessa de Deus ia muito além de um filho!



Eu e você vemos num plano muito limitado, mas o Senhor vê além. Não era apenas um filho, mas um povo, uma nação, uma história, para glorificar o nome do Senhor!



Assim é conosco, existe algo além, por trás de tudo o que Deus nos promete! Existe um plano! Uma glória, uma graça! Um projeto maior! Um sonho mais elaborado, não podemos imaginar! Mas Deus já projetou! É só a gente fazer a nossa parte! Não pare mais! Não tenha dúvida mais! Levante-se e conquiste em nome de Jesus, e o seu Isaque vai nascer! Graça e Paz!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A palavra está sendo proclamada! Glória a Deus!
    Essa é a minha amiga!! rs...

    Linda mensagem!
    "Parar nunca,Desistir? jamais"!

    bjs...

    ResponderExcluir